segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ficando velho..

Oie e namastê!

Ontem foi meu aniversário e eu tava com medo de virar a noite sozinho no quarto do hotel, atualizando o twitter e brigando com a internet :) Sabado nós trabalhamos em horário normal, eu disse ao Sushant (que é da Optimi também) que precisava achar um lugar legal pra ir à noite - eu tava animado a encarar Mumbai sozinho à procura de uma baladinha legal... Na saída do escritório combinamos de encontrarmos "- Me liga 19:30, 20h" cedo assim? Mas na verdade todas as boates e clubs fecham cedo, à 1 ou 1:30am.

Fomos pra um restaurante/bar chamado Masalacraft. No caminho foi uma aventura, o taxista dirigia como se estivesse fugindo de ataque terrorista, na verdade todo motorista é meio suicida, e buzina o tempo todo... Eu vi um outro taxista carregando duas cabras no banco de trás, juro! tirei foto mais ficou ruim...

Enfim lá foi bem legal, vários amigos do Sushant, pessoal gente boa, tomamos umas cervejas mexicanas, e duas rodadas de tequila. Rolou até bolo com velinhas... Que legal!
Hoje é minha última noite no hotel, amanhã vou pra um apartamento augado num condominio. Pelo que o Manish me disse é legal, vamo ver... Amanhã vou me emocionar ao despedir desse café-da-manha power que me acompanhou todas as manhãs :(

O Orkun chega domingo e vai ficar lá também, companhia boa...

बेईजोस ऐ सौदादेस

-PS: Saindo do escritório vi um templo grande muito bonito que fica num jardim à beira do lago no fundo do campus. Nunca tinha reparado! Dentro Parvati com Khrisna e aos lados Ganesh e Hanuman. Você deixa umas moedinhas de oferenda e um cara te dá uma colherznha de agua pra beber, umas bolinhas esculpidas de açucar e faz um pontinho na testa entre os olhos. Não pode tirar fotos, mas eu vou!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

26/11/2008

Hoje, dia 26/11, todos os jornais e noticiários estão lembrando e lamentando os ataques terroristas que aconteceram a exatamente 1 ano aqui em Mumbai.


Um grupo de palestinos desembarcou no porto turístico Gateway e atacou com granadas e armas de fogo hotéis, restaurantes e a principal estação ferroviária da cidade - CST, matando 166 civis. O principal alvo foram os estrangeiros no hotel Taj e também no hotel Oberoi. A polícia só conseguiu controlar no dia 29/11 - ao matar 9 terroristas e prender 1.


O canal Discovery daqui está passando um documentário sobre os atentados nos hoteis. Os depoimentos dos sobreviventes mostram o pânico durante os dias que ficaram escondidos nos prédios. Eles se comunicavam com a imprensa através de mensagens enviadas por celulares, e buscavam mais informações sobre a situação e sobre os terroristas. Mas por outro lado, os paquistaneses também usavam as informações que chegavam pela imprensa (através de celulares) para encontrarem sobreviventes e escapar da polícia.

Os trens aqui são muito utilizados, transportando milhões de pessoas todos os dias. As estações ficam lotadas e num cenário assim dois palestinos abriram fogo contra qualquer um que estivesse na ocasião. Um desses terroristas, Ajmal Kasab foi o único sobrevivente, e no jornal de hoje a matéria principal reclama da quantia que se gasta pra manter ele vivo na prisão (!).

Não é atoa que todo lugar que se vai como shoppings, hoteis, empresas, existe detector de metais, também revistam todos os carros e alguns guardas fazem a segurança na entrada.

Triste ver que tudo isso é necessário...

domingo, 22 de novembro de 2009

Elephanta Island

Olá! Antes de tudo, só uma correção do meu post anterior... Paneer não é um pão, na verdade é um tipo de queijo delicioso, que parece com o queijo de minas. E também não é patachas, é paratas! Eita, e eu achando que já tava sabendo...

Na sexta feira, eu e o Naidu tinhamos combinado de fazer um passeio turístico no domingo, então hoje, domingo, ele passou aqui às 9 e pegamos um ônibus local, bem velhinho e simples rumo ao sul de Mumbai. De trem o caminho até C.S.T (última estação no sul) demora apenas 15 minutos, mas de ônibus é melhor pra ver e conhecer um pouco da cidade. É enorme, e muitas partes são bem pobres mesmo, sem a menor infra-estrutura ou saneamento basico, até triste... E não é que tem mesmo vacas na rua, haha, não muitas, mais comum são as cabras :P


Depois de mais de uma hora, chegamos ao sul que é parte velha da cidade e na minha opinião a mais bonita. Lá tem todos aquelas construções inglesas antigas tipo palacetes, da época que ainda era colônia. Descemos perto da Mumbai Gateway que é um porto para pequenas embarcações, e famoso ponto turístico. Ao lado fica o Taj hotel, que na verdade são dois, um antigo e um novo. De lá temos que pegar um barquinho que nos leva até a ilha. A passagem custa 10 rúpias para indianos e 250 para estrangeiros, e chegando lá são mais 250 para entrar nas cavernas, mas compensa demais! É lindo! Só a paisagem da viagem de bote é incrível, vários barcos pesqueiros, da marinha, turísticos e grandes navios transportando óleo.

Demora 1 hora mais ou menos até chegar à ilha, no caminho até às cavernas temos que subir uma trilha cheia de barraquinhas vendendo souvenirs. Eu queria comprar um monte de coisas, mas o Naidu não me deixou, disse que tudo é muito caro, e que vamos pagar 3 vezes menos na cidade - ok, mas queria ter levado mesmo assim. A subida cansa, e em cima tem um restaurante que vende cerveja, paramos pra tomar uma Kingfisher.

São ao todo 5 cavernas, a mais famosa é a primeira, a maior, com várias esculturas. Tem várias representações de Shiva e outros figuras mitológicas bem detalhadas. É muito grande, cheio de pilastras, com um pequeno detalhe: foi escavada dentro da montanha de rocha, à mais de 1300 anos atrás... é íncrivel imaginar o trabalho pra fazer aquilo com o que? pázinhas? Não dá pra descrever muito, é muito bonito, então vou colocar umas fotos e tem um link legal com visão panorâmica.
http://www.world-heritage-tour.org/asia/south-asia/india/mumbai/elephanta/trimurti-three-forms-in-sanskrit-designate-the-three-deities-presiding-the-different-states-of-the-hinduist-universe/sphere-flash.html


Também tem muitos, muitos macaquinhos engraçadinhos que ficam brincando e roubando coisas, acho que tirei mais fotos deles do que das cavernas... haha
Mais fotos no: http://picasaweb.google.co.in/fabiocunhaoliveira/MumbaiIndia
Enfim, é um passeio ótimo, cansativo, mas que vale a pena demais...
:)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eu honro o Espírito em você que também está em mim

Olá! saudades já...
O meu chefe arranjou um motorista pra mim, ele vem me buscar e me leva de volta todos os dias, o nome dele é Naidu e sempre faz um ponto entre os olhos com tinta vermelha. Perguntei se tinha filhos e ele disse que tem 6 filhos e 4 netos já, se eu me lembro bem tudo isso com 56 anos. Ontem dei a ele uma garrafinha de cachaça e ele adorou! Combinamos de dar uma volta por Mumbai no fim de semana e passar na praia... gente finíssima

Aos poucos estou me acostumando com os nomes das comidas aqui. No almoço comi um Uttappam de tomate e cebola, que nada mais é do que uma panqueca feita de massa de arroz e ingredientes adicionais. Também já conheço paneer - um pão tipo sírio, dosa - panqueca como o uttappam mas sem mais ingredientes, patachas - tipo um sanduichinho de dosa recheado, idli - um bolinho feito com arroz. Tudo acompanha uns molhos altamente picantes. Aqui você pode comer um McVeggie no McDonalds! Hoje saí pra jantar um tandoori naan, pão gostoso humm, sabia que agente ia se reencontrar, delícia!

Na volta pra casa, uma surpresa agradável: tava rolando uma festa de casamento bem típica no meio da rua! Tipo uma procição, com banda tocando musicas indianas, aos lados tinha homens segurando uns castiçais de velas, a familia toda bem vestida com trajes típicos dançando no meio, e o noivo atrás de cavalo branco todo enfeitado! Muito alegre! Uma pena não estar com a câmera, queria registrar isso!

Até a próxima...

domingo, 15 de novembro de 2009

"O meu Deus interior sauda o seu Deus interior"

Opa, e ae!?
Hoje domingo aqui, acordei super tarde e perdi o super café da manhã do hotel.

Fiz uma mini pesquisa do que fazer poraqui no domingo... decidi um programinha sussa e barato, pegar um trem que sai aqui do lado e descer pela Navi Mumbai (Navi é nova em indi).




Foi o que eu fiz, paguei 5 rúpias pelo ticket e peguei o trem até Juinagar, lá tem uma universidade e um estádio famoso de cricket. O cricket é para os indianos o que o futebol é para nós... eles reverenciam os jogadores, e só hoje vi no mínimo 4 turmas de garotos jogando. Andei pelo lugar, voltei pra estação e peguei outro trem para Belapur bem ao sul de Navi Mumbai. Lá encontrei um caixa eletrônico, e só pra tentar, entrei e consegui sacar mais 5.000 rúpias - acho que tenho o bastante agora, pelo que tenho visto.




Foi bom pra conhecer um pouquinho mais, é tudo bem simples e bairros pobres. O curioso é que nas estações de trem existem bilheterias para os tickets, mas não existem catracas ou qualquer cobrador, então você compra, bota no bolso e vai. Na volta as bilheterias estavam fechadas já, aí quem foi, foi de graça igual eu...





Jantei num restaurante muito bom, que serviu
Stuffed Mushrooms Tandoor, bem temperado e como sempre, picante.

Legal, achei um compatriota rápido aqui, um cara com a camisa da seleção no shopping, passeando com a esposa e a filha. Chama Cláudio, muito simpático, conversamos e trocamos telefone. Ele me deu um toque de onde comprar cerveja, porque já tava achando difícil... sabe como é, trauma...





Amanhã, preto na folhinha denovo... Vamo lá então, já pra cama! Tchau!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Namastê!

Aê! Cheguei na terra do curry! Foi uma looonga viagem...

São 13 horas de Guarulhos até Dubai, e cheguei lá à 40 min. da decolagem do vôo para Mumbai! Sem saber ao certo para onde ir, ainda consegui trocar os dólares por rúpias e subi direto no avião, nem deu pra esticar as pernas direito. Depois mais umas 3 horas até aqui... ufa

Mumbai é bem como as pessoas pensam, e eu ainda achava que podia ser surpreendido por uma cidade desenvolvida, mas na verdade é bem pobre e caótica. O trânsito é uma loucura! A infraestrutura, as casas, as ruas são bem mais simples e muitas vezes problemáticas.

O custo de vida aqui é muito barato, 1 rúpia indiana equivale à um pouco menos que 4 centavos brasileiros, então tudo custa centenas e você fica meio maluco de início... mas dá pra acostumar, olha a manha ó: se algo custa 100 rúpias, corta 2 zeros (1) e multiplica por 4 (4 reais), viu só não é tão difícil ;)
Uma das coisas fáceis para ter noção do valor do dinheiro é a casquinha do McDonalds, porque tem em qualquer lugar do mundo (e já que eu não como BigMac mesmo), então convertendo, no Brasil custa mais ou menos 1,50R$, na Arábia custa 0,50R$ e aqui... 0,37R$ (10 rúpias).
Um jantar no shopping custa em torno de 150 rúpias, ou seja, 5,50R$. Dá pra economizar uma graninha...

Tô ficando no Sheraton Hotel, que por sinal é nota 10! Impressionante mesmo, no quarto tem uma TV plana de plasma com CD/DVD, controle de temperatura, o box do banheiro é enorme, com uma janela que te permite assitir TV quando toma banho, balança digital, umas 40 lâmpadas e 3 telefones. No hotel tem uma academia moderníssima, piscina grande, e o melhor é que tenho direito a um café da manhã super chique!

O pessoal daqui é bem amigável, típico indiano mesmo, tom de pele amarronzada, cabelos escuros, bigode, mulheres de vestidos e alguns deles usam mesmo um pontinho vermelho na testa entre os olhos.
E sobre aquela famosa questão da mão direita e esquerda... 1) Vou morrer sem saber, porque não vou perguntar à ninguem!, 2) Mas é fato que nos banheiros têm papel higiênico, e eu vi sim eles lavando as mãos, 3) Também é fato que se come com as mãos aqui, o que é normal quando praticamente toda refeição acompanha um pão e molhos.

Aliás vou enjoar de curry, tudo tem curry, até a cidade cheira curry!

Bom vou parar poraqui, depois escrevo mais e posto fotos!
Namastê!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Despedida...

Malas prontas, tô saindo 1:25 da manhã, chego na quinta de madruga, 2:30.
Falou!