quinta-feira, 26 de novembro de 2009

26/11/2008

Hoje, dia 26/11, todos os jornais e noticiários estão lembrando e lamentando os ataques terroristas que aconteceram a exatamente 1 ano aqui em Mumbai.


Um grupo de palestinos desembarcou no porto turístico Gateway e atacou com granadas e armas de fogo hotéis, restaurantes e a principal estação ferroviária da cidade - CST, matando 166 civis. O principal alvo foram os estrangeiros no hotel Taj e também no hotel Oberoi. A polícia só conseguiu controlar no dia 29/11 - ao matar 9 terroristas e prender 1.


O canal Discovery daqui está passando um documentário sobre os atentados nos hoteis. Os depoimentos dos sobreviventes mostram o pânico durante os dias que ficaram escondidos nos prédios. Eles se comunicavam com a imprensa através de mensagens enviadas por celulares, e buscavam mais informações sobre a situação e sobre os terroristas. Mas por outro lado, os paquistaneses também usavam as informações que chegavam pela imprensa (através de celulares) para encontrarem sobreviventes e escapar da polícia.

Os trens aqui são muito utilizados, transportando milhões de pessoas todos os dias. As estações ficam lotadas e num cenário assim dois palestinos abriram fogo contra qualquer um que estivesse na ocasião. Um desses terroristas, Ajmal Kasab foi o único sobrevivente, e no jornal de hoje a matéria principal reclama da quantia que se gasta pra manter ele vivo na prisão (!).

Não é atoa que todo lugar que se vai como shoppings, hoteis, empresas, existe detector de metais, também revistam todos os carros e alguns guardas fazem a segurança na entrada.

Triste ver que tudo isso é necessário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário